Por Joaquim Fernandes
Ao longo do século XX, milhares de portugueses confrontaram-se com o inesperado e o desconhecido, vindos de algures. Cerca de 800 "encontros" súbitos, por vezes traumáticos, com "luzes" e objetos voadores vindos de algures, mas também com seres insólitos, estranhos, aparentemente pouco humanos...
Dos arquivos do CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, da Universidade Fernando Pessoa, revela-se finalmente um retrato de "corpo inteiro" do ideário Extraterrestre, tal como foi sendo vividas entre nós, as suas experiências incríveis e as visões celestes" protagonizadas por cidadãos comuns.
Um estudo único participado por experimentados investigadores e teóricos nacionais que se juntaram num projeto singular. Da antropologia à física, passando pela psicologia e a religião, variadas são as propostas de leitura e interpretação destas caprichosas "observações" e dos eventuais agentes que as provocam.
Esta antologia, a primeira no seu gênero, em língua portuguesa, elaborada por uma vasta equipa de acadêmicos nacionais, propõe-nos uma digressão por "outros mundos" que se atravessaram, subitamente, no quotidiano normal de pessoas normais. Uma visita guiada pela mão de especialistas, de diferentes disciplinas aos conceitos, idéias e imagens geradas em Portugal durante um século.
De onde procedem estas "aparições" de fenômenos extraordinários que, durante décadas, espantaram e muitas vezes confundiram cidadãos de todas as idades e condições sociais em toda a geografia do território nacional? Um grande inquérito a um verdadeiro "mito" vivo: a idéia do Outro além de nós. Que origens, que evolução, que modelos foi revelando esse imaginário ET como parte integrante da nossa cultura contemporânea?
Joaquim Fernandes - professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX", a primeira no seu gênero a ser apresentada numa universidade portuguesa e européia.
Autor de várias obras de investigação histórica é co-editor da revista anual Cons-Ciências, e publica na Imprensa diária centenas de artigos referentes à Cultura Científica, tendo coordenado em 2008, a série televisiva "Encontros Imediatos" para a RTP 2, a primeira realizada no nosso país sobre a Cultura ET".
Por CUB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário