Uma misteriosa laje de pedra, coberta de símbolos antigos que ninguém conseguiu descifrar, confundiu especialistas desde que foi descoberta. Ainda não está claro por que os símbolos foram gravados e que mensagem a antiga laje de pedra - que se remonta a milhares de anos - deve ser transmitida.
Referida como a "Estela de Montoro", a enigmática laje antiga foi descoberta em um campo de fazendeiros no sul da Espanha.
Os especialistas acreditam que os símbolos curiosos gravados em sua superfície poderiam ser o primeiro roteiro monumental na Península Ibérica. No entanto, ninguém conseguiu dar sentido aos símbolos, deixando os peritos desconcertados. A estela contém elementos que remanescem outros símbolos que foram encontrados a meio caminho do mundo no continente americano, onde inúmeras formas estranhas, círculos e linhas foram gravadas por antigas civilizações em todo o continente há milhares de anos.
Os cientistas acreditam que a antiga estela remonta ao século III aC e contém diferentes elementos das línguas espanhola, grega, ibérica, cananeia e árabe do sul, tornando-se uma peça extremamente digna.
A própria estela não é pequena. Tem uma altura de 1,5 metros e uma largura de 85 centímetros.
De acordo com a Antiguidade de Cambridge, os símbolos curiosos provavelmente foram gravados em algum momento entre os séculos IX e III aC.
Especialistas escreveram no estudo como a "escrita inclui elementos de um roteiro paleo-hispânico do Nordeste, roteiro grão-ibérico, inscrições proto-sinaiticas e proto-cananitas, escritos epigráficos árabes e árabes do sul".
O artefato curioso foi encontrado por um fazendeiro no sul da Espanha em 2002. No entanto, o item foi despejado para o lado do campo onde permaneceu até 2004, quando dois guardas notaram as curiosas gravuras e decidiram levá-lo ao Museu Arqueológico de Montoro Onde permaneceu por oito anos.
A estela foi cuidadosamente analisada em 2012, quando o Dr. García Sanjuan da Universidade de Sevilha descobriu que os símbolos que adornam a superfície da stela são originários de diferentes línguas.
"É raro encontrar algo assim - as inscrições sobre esta estela não podem ser lidas. Não há um único script que faça sentido deles. Eles parecem ser uma coleção variada de grafemas tirados de scripts diferentes e reunidos nesta pedra ", disse o Dr. Sanjuán à IBTimes UK.
Os peritos ficaram confundidos com a laje antiga e não tem idéia de por que as gravuras foram feitas em primeiro lugar, e a mensagem que a laje possui.
Existem duas teorias de acordo com o Dr. Sanjuán.
"O que nós temos aqui talvez sejam pessoas locais - que eram muito provavelmente pessoas analfabetas - replicando em uma pedra os sinais de que eles viram ou foram informados, o que provavelmente eles não entenderam".
"Isso refletiria um contato muito precoce entre pessoas locais e pessoas de fora da Península Ibérica - provavelmente fenícios vindos do Mediterrâneo Oriental".
Fonte: https://www.ancient-code.com/mystery-ancient-stone-slab-engraved-with-strange-symbols-no-one-can-read-baffles-experts/
Nenhum comentário:
Postar um comentário