Bem Vindos!

Bem Vindos!
UFOLÓGICO / ASTRONÔMICO/ CIENTÍFICO

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

GUO Astronomia: Magnetares misteriosos

Magnetares são um tipo de estrela de nêutrons com um campo magnético quatrilhões de vezes mais forte que o da Terra, o que faz deles os ímãs mais poderosos do universo. Estes corpos só foram teorizados na década de 1990 e muitas de suas propriedades ainda não foram descobertas.
Uma característica comum aos magnetares é o “glitch”, um evento que causa um aumento repentino na sua rotação. Os cientistas já observaram centenas de glitches e têm uma explicação plausível para como eles ocorrem, baseado no superfluido de nêutrons sem atrito que acredita-se estar no centro dos magnetares. Em 28 de abril de 2012, os astrônomos testemunharam a primeira desaceleração repentina de um magnetar, o 1E 2259 +586. O evento, apelidado de “anti-glitch”, era totalmente inesperado e não se encaixa em nenhuma das teorias atuais.
Há pistas que podem ajudar. Uma semana antes deste anti-glitch, o magnetar desencadeou uma intensa explosão de raios-X que provavelmente está ligada à desaceleração. Além disso, todas as estrelas de nêutrons diminuem a sua velocidade de rotação ao longo do tempo a uma taxa constante. Isto é conhecido como spin-down, e o 1E 2259 586 tem desacelerado mais rapidamente desde o anti-glitch.
Um mistério que foi recentemente resolvido foi a existência do magnetar CXOU J164710.2-455216 (não dava para chamar, sei lá, de Jorge, gente?), a fonte mais brilhante de raios-X no aglomerado Westerlund 1. A supernova da qual ele veio tinha cerca de 40 vezes a massa do sol, por isso não deveria ter deixado para trás nada além de um buraco negro quando explodiu. A principal teoria era de que tinha havido um sistema binário que interferiu com os mecanismos normais. Os cientistas encontraram uma estrela “fugitiva” nas proximidades que era exatamente como previsto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário