Você vislumbra uma luz no céu noturno - não é uma estrela , não é um avião , mas algo radicalmente diferente. Ela se move com velocidade desconcertante, pulsa com esplendor além de qualquer coisa que você testemunhou. Três letras imediatamente entrar na sua mente: UFO.
Tecnicamente um objeto voador não identificado pode ser qualquer coisa quando você começa a observar, mas o termo se tornou sinônimo de nave espacial extraterrestre. Avistamentos de supostos começaram a aparecer na década de 1950 e continuam até hoje em todo o mundo. Descrições exatas de nave espacial alienígena variam de acordo com cada dizer, mas testemunhas geralmente descrevem um objeto iluminado capaz de pairar silenciosamente ou ziguezaguear no meio do ar.
A tecnologia para uma embarcação de tal e a capacidade para um passageiro vivo para sobreviver suas forças-g estão bem além da tecnologia moderna da humanidade [fonte: Kaku ]. Além disso, dada a distância enorme entre sistemas estelares habitáveis, tal ofício teria que viajar em velocidades impossíveis ou com paciência que supera a imaginação.
O que mais a ciência tem a dizer sobre o assunto? Não muito. Do ponto de vista científico, não há evidências suficientes para fazer um caso para visitação alienígena, segundo eles. A maioria dos avistamentos de OVNIs dependem de contas humanas infalíveis, metragem imperfeita e teoria da conspiração. Tudo isso tende a desintegrar-se sob o controle do método científico ,fazemos peneira para separar a realidade da fantasia.
Afinal de contas, a pesquisa científica depende de algo chamado de hipótese nula , o que significa que o ônus da prova cabe a ninguém fazer uma reivindicação positiva. Um cão comeu seu dever de casa? Grande, onde está a evidência testável? Você viu uma nave alienígena?
Excelente, vamos testar e validar a história.
Em outras palavras, cabe a chamada ufólogos para convencer o mundo científico que os OVNIs são naves alienígenas, não para os cientistas para provar que estão errados. Na mesma linha, o mundo científico não vai na defensiva toda vez que alguém vê um fantasma. Mesmo na presença de provas testáveis, reivindicações perfeitamente terrestres exige testes rigorosos e um elevado grau de certeza nos resultados [fonte: Shermer ].
Embora o mundo científico permanece cético, inúmeras pessoas continuam a testemunhar coisas inexplicáveis no céu, pontos turísticos que assombram ou inspirá-los até seus últimos dias. Em casos raros, multidões inteiras vislumbram tais fenômenos.
O que estamos a fazer de tais afirmações?
Nenhum comentário:
Postar um comentário