Antes de o homem pisar na lua, muitos cientistas já dedicavam boa parte de seus estudos a tentar algum tipo de contato extraterrestre, até mesmo a muitos anos-luz de distância do Planeta Azul, principalmente quem faz ou fazia parte do misterioso SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence), com o intuito claro de ser um instituto caçador de aliens, assim como de outras coisas também.
Com o avanço da tecnologia e o uso de poderosos radiotelescópios — que tentam detectar algum sinal "não natural" vindo de algum ponto do espaço —, a galera do ramo ficou empolgada para comprovar de uma vez por todas algum tipo de sinal que fosse de origem da inteligência alienígena.
O computador registrou o potente sinal como uma espécie de sequência de letras e números com duração de 72 segundos e com enorme intensidade, ultrapassando o limite da escala preparada para as observações, com ondas magnéticas vindas da direção da constelação de Sagitário, em uma frequência de 1420.4556 MHz — correspondente à famosa linha de 21 cm do hidrogênio, também chamada de “janela da água” em radioastronomia.
Detalhe: a estrela mais próxima que existe na direção de Sagitário está pelo menos 220 anos-luz daqui, ou seja, no mínimo foi um evento astronômico de gigantesca potência, como nunca antes registrado, por isso o sinal tem toda essa importância para os cientistas e iniciados de plantão no assunto.
Sem ter muito tempo para analisar cientificamente o fato inusitado, Jerry ficou surpreso com a anomalia e escreveu “Wow!” (Uau!) ao lado dos códigos que representavam os sinais (6EQUJ567), e por isso esse sinal extraterrestre recebeu este nome. De acordo com o SETI, realmente o sinal veio do espaço e não foi causado por nenhuma interferência humana.
Mesmo sendo um tipo de busca bem demorada e cansativa, a resposta veio em 15 de agosto de 1977, quando um sinal misterioso foi recebido aqui na Terra e até hoje é considerado o único sinal que possa ter sido emitido por uma civilização que está bem longe daqui. Quem descobriu a inusitada mensagem foi o radioastrônomo americano Jerry Ehman, da Universidade de Ohio, através do radiotelescópio Big Ear (Orelhão).
http://www.megacurioso.com.br/misterios/45198-entenda-o-sinal-extraterrestre-wow-video.htm
Você pode ouvir o som captado no vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário