|
Núcleo de cometa Halley, fotografado antes da formação de sua calda. Fonte |
Como podem verificar na figura acima, o cometa tem um núcleo bastante similar ao de um asteroide comum. O que diferencia esses dois corpos celestes é sua formação, ambos foram originados no processo gravitacional que há entre pedaços de rocha que remanesceram da formação do nosso sistema solar à 4,8 Bilhões de anos atrás. Só que os cometas são formados, em sua maior parte, na chamada nuvem de Oort, que fica nas extremidades do sistema solar. Por distar bastante do Sol , 50000 Unidades Astronômicas ( 1 UA corresponde a distancia aproximada entre a Terra e o Sol), esta nuvem possui temperaturas baixíssimas por isso, ao contrário de asteroides, os cometas agregam uma grande quantidade de "gás congelado" em seu núcleo.
Mas a grande pergunta é: "O que faz todos esses cometas, que são formados tão longe do Sol, alterar sua órbita de tão rdicalmente!?" Esta pergunta até hoje não tem uma resposta 100% exata
como 90% de tantas outras respostas que Astrônomos fazem. O mais provável e lógico é que algum corpo maior, como uma estrela, passe por perto, alterando a trajetória de muitos corpos que lá estão, que em sua maioria são cometas. Sim! Isso mesmo! Estrelas não estão paradas no espaço-tempo aguardando o dia de sua morte, elas estão girando em torno do centro de nossa galáxia, e muitas vezes suas orbitas a fazem se aproximar muito uma das outras. Um excelente exemplo é a Estrela GL710, da constelação de Sargitário, que em 6 bilhões de anos vai se aproximar bastante do Sol, e passar pela nuvem de Oort, alterando assim, a orbita de muitos outros cometas. Então, é possível que, os cometas que vemos hoje, estão passando por aqui por conta de alguma Estrela que se aproximou de nós a muitos e muitos anos atrás. Outra Teoria muito válida, é que os cometas podem chocar-se uns com os outros na própria nuvem de Oort, alterando assim toda a sua trajetória, e alguns são direcionados para o Sol, que os prendem a Orbita mais próximas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário