Bem Vindos!

Bem Vindos!
UFOLÓGICO / ASTRONÔMICO/ CIENTÍFICO

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Neith, a misteriosa lua de Vénus

Neith
Um dos mais proeminentes astrónomos de seu tempo, Giovanni Domenico Cassini, relatou ter visto um pequeno astro, em 1672, em companhia do planeta Vénus.
Cassini agiu com prudência e decidiu não anunciar publicamente a sua observação. Passaram-se 14 anos até 1686, quando ele viu novamente o misterioso objecto e decidiu falar.
O suposto satélite mostrava-se com a mesma fase que o planeta Vénus e parecia ter cerca de 1/4 de seu diâmetro.
Porém, em 1766, o director do Observatório de Viena publicou um artigo onde declarava que todas as observações do suposto satélite não passavam de uma ilusão de óptica – a imagem de Vénus era tão brilhante que reflectia no olho do observador, voltando ao telescópio e criando uma imagem secundária em menor escala.
O director do Royal Observatório, M. Hozeau, sugeriu uma explicação diferente.
Analisando os dados de observações recentes, Hozeau concluiu que o objecto não era uma lua de Vénus, mas um planeta em si, orbitando o Sol em 283 dias, e dessa forma aparecendo próximo a Vênus a cada 1080 dias.
Algumas, de facto, acabaram revelando-se meras estrelas na "vizinhança" de Vénus. Depois disso apenas um outro artigo foi publicado, em 1892. Foi quando E. E. Barnard relatou um objecto de sétima magnitude próximo a Vénus.
Mas não havia nenhuma estrela na posição apontada por Barnard e ele era um excelente observador. Até hoje ninguém sabe o que ele viu. Poderia ser um asteróide não catalogado ou uma estrela nova de vida curta, que ninguém mais observou.
Neith nunca mais foi vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário