Bem Vindos!
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Turquia – Sanliurfa – Gobekli Tepe
O templo consiste de 20 câmaras no subsolo que têm um grande número de pedras de calcário em forma de T. Muitas dessas pedras e pilares foram decorados com o desenho de animais do campo, em relevo, cinzelados. As pilastras estão organizadas em círculos de pedras, quatro foram escavados até agora. Cada círculo tem não mais do que 30 m de diâmetro. As pedras que os formam são de aproximadamente 6 metros de altura, pesando entre 12 a 18 toneladas.
Em datação carbono 14, quase 12.000 anos (6000 a mais que a suméria), alguns mil anos antes da idade da pedra, e estando fora do crescente fértil da mesopotâmia.
Círculos em cima de círculos, feito de pedra, megalitos circulares, após 13 anos cavando não foram encontradas ferramentas no local.
As escavações sugerem fortemente que Göbekli Tepe era um local de culto - o mais antigo já descoberto até hoje.
O interessante é que pela datação, os homens estavam no máximo construindo cabanas, pois eram nômades, sobrevivendo da caça e pesca e de colheita de frutos da natureza.
Então como construir um monumento desse porte, se era preciso um grande número de pessoas, muita organização, que exercessem diferentes tarefas.
Espantosamente os construtores do templo conseguiram talhar, moldar e transportar blocos de pedra com 16 toneladas ao longo de centenas de metros, apesar de não possuírem rodas nem animais de carga.
As pedras da construção de Göbekli Tepe são encaixadas precisamente, têm formas específicas e eram transportadas de longe, para este local, mesmo pesando muitas toneladas. Só isso exigiria uma organização muito mais complexa do que creditamos nossos antepassados, porque tudo isso foi feito numa época em que teoricamente não conheciam a escrita, o metal, a cerâmica ou a roda.
http://sociedadeolhodehorus.blogspot.com.br/search/label/alienigenas%20passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário