A descoberta relativamente recente da vida de profundidade sob a superfície da Terra levou alguns cientistas a especular que a vida extraterrestre também pode viver abaixo das superfícies de outros planetas.
Sean McMahon, um estudante de PhD na Universidade de Aberdeen e líder de uma equipe pesquisando essa teoria, acredita que a comunidade científica deve considerar mais planetas com água líquida sob a superfície a ser potencialmente habitável por organismos estranhos. Para este fim, e a sua equipa McMahon criado um modelo de computador que calcula a temperatura abaixo da superfície de um planeta, dado o tamanho do corpo e distância relativa do sol. Os resultados foram surpreendentes.
O modelo demonstra que a zona habitável de um planeta parecido com a Terra é, na verdade, três vezes maior do que o considerado anteriormente, se os potenciais habitats subterrâneos (especificamente o top 5 km) estão incluídos como uma possibilidade.
Cientificamente, essa teoria é muito válida. Há muitos organismos que vivem abaixo da superfície da Terra, o ponto mais profundo que a vida foi encontrado em nossa superfície foi 5.3km, mas os cientistas acreditam que a vida poderia existir como bem abaixo como 10KM.
Em 2011, os mineiros sul-Africanos descobriram a 2,4 metros longas nematóides que vivem a uma profundidade de 1,3 km. Os chamados " vermes do inferno "são a prova viva de que, nas palavras de 'Ian Malcolm do Jurassic Park" a vida vai encontrar um caminho ". Extremeophiles, organismos que sobrevivem em ambientes extremamente hostis, foram descobertos em lugares tão díspares como vulcões ativos, profundamente sob a terra e, surpreendentemente, abaixo do fundo do mar.
É muito louco supor que criaturas semelhantes existem em outros planetas também?
Na verdade, parece ainda mais louco de pensar que ninguém nunca pensado nisso antes.
Dr. Norman Sono, geofísico da Universidade de Stanford em os EUA, acha que essa idéia é viável. Ele usa Marte como apenas um exemplo tentadora "Um planeta como Marte foi clemente no início e poderia ter evoluído a fotossíntese antes de congelar na superfície", disse à revista científica "Ciência Descoberto '.
A coisa mais excepcional sobre esta teoria é que Curiosity Rover da NASA, que está atualmente examinando a superfície do Planeta Vermelho, poderia estar em uma posição para encontrar provas disso.
No entanto, é importante que os cientistas (e jornalistas!) Para não se deixar levar por essa idéia. "Nós só recentemente começaram a descobrir este tipo de vida na Terra", disse à Ciência Descoberto.
O que (se houver) as provas podem ser recolhidos para validar esta teoria nova e surpreendente continua a ser visto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário