As erupções solares continuam, e já vão para o quinto dia consecutivo. Como informamos aqui em nosso site no último dia 9, a mancha solar AR2297 havia produzido uma grande explosão, que causou um blecaute de rádio no lado diurno do planeta [mancha solar AR2297 produz maior explosão até o momento].
E como os meteorologistas espaciais haviam previsto, a mancha solar AR2297 não para de causar explosões e Ejeções de Massa Coronal (EMC). Nos dias 09 e 10 de março, a Terra recebeu novas ondas de radiação provenientes de outra grande explosão de classe M5, o que causou novos apagões de rádio de baixa frequência sobre o Pacífico Sul. Imagens feitas pelo Observatório Solar Dynamics da NASA registraram o momento que a explosão solar aconteceu, liberando UV extremo para o espaço:
Os coronógrafos SOHO registraram ainda várias Ejeções de Massa Coronal emergindo do local da explosão. A massa de plasma está viajando longe da linha entre a Terra e o Sol, portanto não devemos esperar um impacto direto, mas os meteorologistas já adiantam: a Terra deve enfrentar uma tempestade geomagnética de nível G1 entre os dias 12 e 13 de março.
Qual a diferença entre explosão solar e Ejeção de Massa Coronal (EMC)?
A mancha solar responsável por essas explosões e ejeções está quase ficando de frente para a Terra, e se tamanha atividade continuar com a mesma intensidade, a Terra poderá receber um impacto direto de uma EMC nos próximos dias.
Atividade solar: acompanhe o Sol ao vivo
A mancha solar que está chamando tanta atenção é conhecida como AR2297. Ela é tão grande que pode até ser vista em fotos feitas por câmeras caseiras. O astrônomo amador John Chumack conseguiu registrar a mancha gigantesca na coroa solar. Como ele mesmo disse, "parece uma gigante tartaruga do mar". Ele utilizou um telescópio solar em seu quintal, em Ohio, nos EUA, no último dia 9 de março.
Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol, principalmente se estiver usando algum instrumento ótico sem a devida proteção. Isso pode causar cegueira permanente!
Explosões solares: Quais os riscos de um apagão mundial no futuro?
A mancha solar AR2297 abriga energia suficiente para poderosas explosões magnéticas. Os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 60% de novas explosões solares de classe M para as próximas 48 horas, e 10% de chance de explosões de classe X, as mais poderosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário