Se você é como nós, você provavelmente já deitou na cama à noite, perguntando: "Onde estão todos os aliens?
" Radio astrônomo Frank Drake, uma vez estimou que existem 10.000 civilizações avançadas na galáxia Via Láctea sozinha. Este cálculo é conhecida como a equação de Drake. Carl Sagan elevou o número para um milhão. E estes números são baseados em formas de vida baseadas em carbono que evoluíram em planetas semelhantes à Terra. Nós não estamos sequer contar com raças alienígenas com base em arsênio, cloro, enxofre, nitrogênio, fósforo ou talvez um composto que nós nunca sequer encontrado. Na novela Solaris , Stanislaw Lem apresentou uma consciência alienígena que foi todo um planeta oceânico. Stephen Hawking tem especulado que poderia haver formas exóticas de consciência dentro das estrelas, ou até mesmo buracos negros. Pense fora da Via Láctea, entre os bilhões de outras galáxias, como muitas formas diferentes de consciência alienígena poderia haver. É realmente incompreensível.
Mas, se há tantas civilizações alienígenas por aí, por que não podemos ouvi-los? Esta questão é conhecido como o paradoxo de Fermi. Em um universo tão grande que é, supostamente, repleto de vida, onde está todo mundo? Sim, as distâncias são incompreensivelmente vasto, mas milhares, talvez milhões de estas civilizações provavelmente foram evoluindo por éons. Será que eles não descobriram alguma forma de contornar este problema?
Futuristas como Ray Kurzweil dizem que como o resultado de uma singularidade tecnológica. Civilizações inteligentes, como nós mesmos, diz Kurzweil, estão destinados a evoluir para seres super-inteligentes possivelmente baseados em máquinas, cuja competência computacional crescer exponencialmente. Depois de tal singularidade, que seria capaz de aproveitar o poder do nosso próprio sol, a fim de realizar proezas interestelares só sonhava em ficção científica.
Mas, se esta forma de evolução é inevitável, e se há dezenas de milhares de civilizações avançadas, por que nós não detectou qualquer forma de comunicação senciente ou sinal? Se a vida inteligente em nosso universo está destinado a transcender restrições biológicas e exercer o poder de sóis e até mesmo núcleos galácticos, por que não podemos ver uma única relíquia de sua presença? Onde estão as esferas Dyson, formas exóticas de energia e naves espaciais de tamanho do sistema solar? Se os seres pós-singularidade estão lá fora, como de fato deve ser, saturando o universo com inteligência, por que não podemos ver o resíduo de seu trabalho, ou até mesmo um traço de sua existência? Mais uma vez, o paradoxo de Fermi eleva sua cabeça feia. Alguns têm especulado que os alienígenas razão são MIA é que eles escolheram para ser. Depois de evoluir para um determinado estado que adquiriram a habilidade de viver no espaço virtual por tempo indeterminado. Este seria mais seguro do que as restrições severas de matéria física.
Mas é realista pensar que cada civilização alienígena avançada escolheu este caminho? Dos que experimentaram o tipo de singularidade tecnológica necessária para aproveitar o seu próprio poder de estrela, pelo menos alguns deles deveria ter arrematar sinais de algum tipo. Agora os cientistas estão dizendo que a busca por esferas Dyson pode ser o próximo grande procura de SETI e caçadores alienígenas. Mas, enquanto isso, por que o silêncio avassalador? Uma explicação que raramente, ou nunca, foram oferecidos é que avançado, pós-singularidade consciência alienígena realmente engloba a maior parte do universo conhecido, aproveitando o poder da matéria escura. A matéria escura e energia escura, combinado, que se diz compreendem mais de 90% do universo conhecido, são mal entendido em tudo. Uma coisa que sabemos é que eles estão fazendo com que o universo se expandir a uma taxa crescente.
É possível que a matéria escura é na verdade uma forma de computronium, uma substância hipotética, programável que pode ser criado por civilizações que são tão tecnologicamente avançados, que podem converter a matéria regular em poder computacional? Computronium poderia ser usado por um tipo Kardeshev III ou IV civilização para transformar essencialmente o universo em um computador consciente gigante que pode executar simulações e reconstituir a sua própria energia. Talvez a razão por que não ouvir de todos os estrangeiros é porque os que teriam a capacidade de se comunicar com a gente são embrulhado em assuntos muito mais importantes, como a remodelar o universo, ou talvez criar um novo. Afinal, sem a intervenção, um dia todas as estrelas vão queimar. Uma civilização inteligente, com o poder de estrelas, galáxias, a matéria escura e os buracos negros à sua disposição provavelmente descobririam como transformar o universo físico em uma mente coletiva.
Certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário